test2

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Top 10 de 2014!

As 10 postagens + acessadas do ano: 
clique nas imagens para acessar as postagens





Music Icons: Marley (Dafydd Rees, Luke Crampton)









Grace: A Princesa de Mônaco (Jeffrey Robinson)











O Livro de Jack (Barry Gifford, Lawrence Lee)













Personagens ou Pacientes? (Daniel Martins de Barros, Táki A. Cordás)












Vivian Maier (Geoff Dyer, John Maloof)











Jane Austen: Uma Vida Revelada (Catherine Reef)











John Lennon, Yoko Ono e Eu (Jonathan Cott)















Literatura e Psicanálise (Vários Autores)











As Melhores Frases do Cinema: Edukators (2004)













Star Wars: A Trilogia (Donald F. Glut, George Lucas, James Kahn)












#10 Leonardo da Vinci 562 anos!






#9 Diego Rivera 128 anos!







#8 Nina Simone 81 anos!







#7 Grace Kelly 85 anos!







#6 Jack Nicholson 77 anos!








#5 Charlie Chaplin 125 anos!







#4 Johnny Depp 51 anos!








#3 Renoir 173 anos!








#2 Chico Buarque 70 anos!







#1 John Lennon 74 anos!














Obrigada pela companhia em 2014!






quarta-feira, 26 de novembro de 2014

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Velázquez (Norbert Wolf)










As Meninas (1656)









Aclamado pela mistura do realismo com atmosfera, e por sua profunda e sensível apreciação da personalidade, o trabalho de Diego Rodríguez de Silva y Velázquez representa o inegável apogeu da era de ouro da pintura espanhola. Com Goya e Picasso, institui a trindade gloriosa que a Espanha deu à arte ocidental. É também a referência obrigatória para o século do Barroco, modelo supremo de certo realismo do século 19, a insipração dos poetas, como Rafael Alberti, que foram capazes de transferir para as palavras a sutil magia de algumas de suas imagens. A maior marca deixada pelo artista espanhol Velázquez foi seu dom em propiciar dignidade e decência a todos os personagens que retratava, fossem eles reis, mulheres, crianças ou mesmo anões e bufões. Filho de nobres, nasceu em junho de 1599 em Sevilha, na época a cidade mais rica da Espanha devido ao seu movimentado porto. Incentivado pelo pai, estudou nas melhores escolas e, já aos 12 anos, iniciava os estudos em pintura, primeiro com Francesco de Herrera, conhecido como "el Viejo", e depois com Francisco Pacheco, que viria a ser seu sogro. Precoce ao demonstrar talento para as artes, Velázquez mudou-se para Madri ainda muito jovem e, aos 24 anos, já assumia o cargo de pintor oficial da corte do rei Filipe IV. Ocuparia a função até o fim da vida, o que lhe daria condições de viajar e trabalhar com tranquilidade. Em 1628 tornou-se amigo do pintor holandês Rubens, que visitava Madri. Juntos, trocaram idéias sobre trabalhos do Renascimento italiano e conversaram sobre mitologia, o que aumentou o desejo de Velázquez de conhecer a Itália, terra de pintores que exerceram grande influência sobre ele, como Caravaggio, Ticiano, Tintoretto e Veronese. Filipe IV lhe deu permissão para viajar e, em 1629, Velázquez foi à Itália, passando por cidades como Gênova e Veneza até chegar a Roma, onde ficou por cerca de um ano. Seguiu depois para Nápoles, na época uma possessão espanhola. Especula-se que o artista tenha pintado muitas obras nesse período, mas apenas duas chegaram aos dias de hoje: "A Túnica de José" e "A Forja de Vulcano". Um Velázquez ainda mais influenciado pelos renascentistas e pela arte clássica retornou a Madri em 1631, iniciando sua fase de maior produtividade. Homem de vida tranqüila e comedida, Velázquez pintava com calma e lentidão, já que, por ser membro da corte real, era obrigado também a cumprir funções burocráticas. De temperamento suave, levou uma vida sem grandes reviravoltas e de produção artística relativamente pequena: menos de 150 telas suas chegaram aos nossos dias. Calcula-se, porém, que tenha pintado não mais que 200 quadros ao longo da vida, dado seu ritmo compassado.











Assista ao vídeo:

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bette Davis (Charles Higham)



















Existem atrizes e existem estrelas, um pequeno grupo que atinge dimensões maiores  que a da vida real, que possui a aura verdadeiramente mágica que, na tela e fora dela, é elevado a um nível superior ao dos simples mortais.  Bette Davis é uma estrela. Ergueu-se ao pináculo da fama no auge do sistema de estúdios  cinematográficos de Hollywood – um sistema que promovia  e controlava totalmente suas criaturas; que lhes dava tudo, porém  exigia tudo em troca. Corajosa e inteligente, Bette, processada judicialmente por seu estúdio, travou uma luta pioneira para ganhar o controle de seu próprio destino. Perdeu uma batalha mais insistiu até ganhar a guerra. Charles Higham pintou com extremo cuidado  e simpatia um retrato fascinante de uma mulher que se elevou muito acima da mediocridade de seus primeiros papéis, para resistir e dominar. Uma mulher que possuia intrepidez e que, através de sua história, nos proporciona um amplo e espetacular panorama dos grandes dias de Hollywood.




*Seu papel mais celebrado por crítica e público foi no filme "A Malvada" de 1950. O infame título em português  de "All About Eve" sugere erroneamente que a malvada em questão é interpretada por Bette que se celebrizou fazendo mulheres de gênio ruim, intempestivas ou mimadas. Sua personagem Margo Channing, que ainda hoje inspira atrizes na construção de personagens, é a vítima de Eve, antagonista vivida pela atriz Anne Baxter. O filme, que foi o melhor no Oscar de 1951, traz ainda Marilyn Monroe fazendo a senhora Caswell, um marco na carreira dela. Ela participa de uma festa na casa de Margo Channing, levada pelo crítico teatral Addison De Witt, uma atuação magistral do ator George Sanders, que trata de desmascarar Eve. Embora não tenha conquistado Oscar pelo papel de Margo, Bette Davis consegue dar veracidade assustadora a uma diva, atraindo as atenções em qualquer aparição em cena, fazendo caras e bocas, e arqueando as sombrancelhas como ninguém. O mundo de aplausos falsos, vaidades inflamadas, egos feridos, em meio ao luxo, poder e glória, enriquecido com diálogos sagazes e interpretações magistrais torna "A Malvada", um filme imperdível.










Assista ao vídeo:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...