test2

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Masters of Cinema: Federico Fellini (Angel Quintana)
























Assista ao vídeo:

quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Literatura na Literatura: A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)




Clique aqui e leia + trechos do livro




"Cada livro que você lê tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece."



"Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro."




Enquanto percorria túneis e túneis de livros na penumbra, não pude evitar que me invadisse uma sensação de tristeza e desânimo. Não podia evitar pensar que se eu, por puro acaso, tinha descoberto todo um universo num só livro desconhecido na infinidade daquela necrópole, dezenas de milhares de outros livros ficariam inexplorados, esquecidos para sempre. Senti-me rodeado por milhares de páginas abandonadas, de universos e almas sem dono, que se fundiam em um oceano de escuridão enquanto o mundo que palpitava do lado de fora daquelas paredes perdia a memória sem perceber, dia após dia, sentindo-se mais sábio quanto mais esquecia.





Assista ao vídeo:

terça-feira, 28 de maio de 2013

Baby's in Black, o Quinto Beatle (Arne Bellstorf)


























Assista ao vídeo:

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Rubens (Gilles Néret)









Peter Paul Rubens foi um importante pintor barroco do século XVII. É considerado por muitos historiadores da arte como um dos principais pintores do barroco europeu. Também atuou como diplomata nas negociações de paz entre Espanha e Inglaterra. Interessado em arte, Rubens tornou-se, aos 15 anos, aprendiz de Adam van Noort. Ingressou depois no ateliê de Tobias Verhaeght e finalmente passou a trabalhar com Otto van Veen, o que lhe despertou a admiração pela Itália e pela cultura latina clássica.






Assista ao vídeo:

sexta-feira, 24 de maio de 2013

As Melhores Frases do Cinema: Inquietos (2011)












"Enquanto escrevo essa carta, a brisa do oceano fica gelada na minha pele. Esse mesmo oceano logo será meu cemitério Dizem-me que morrerei como um herói. Que a segurança e a honra de meu país será a recompensa de meu sacrifício. Rezo que estejam certos. Meu único arrependimento na vida é nunca ter lhe dito como me sinto. Queria estar em casa. Queria estar segurando sua mão. Queria estar lhe dizendo que eu amei você, e apenas você, desde criança. Mas não estou. Agora entendo que a morte é fácil. O amor é que é difícil. Quando meu avião mergulhar, não verei o rosto dos inimigos. Ao invés disso, verei seus olhos, como que rochas negras congeladas com a água da chuva. Dizem que precisamos gritar "banzai" ao atingir nosso alvo. Ao invés disso, sussurrarei o seu nome. E na morte, como na vida, continuarei seu para sempre. Alferes Hiroshi Takahashi"















Assista ao trailer:

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cannes Cinema (Serge Toubiana)







Esta é uma história visual do maior festival de cinema do mundo, o Festival de Cannes, desde o seu início em 1939 até os dias atuais. Ele inclui uma bela coleção de fotografias de grandes astros do cinema, atores e diretores de todo o mundo. São 600 fotos tiradas por três gerações de fotógrafos da família Traverso. De Louis Lumiére, de Quentin Tarantino, Grace KellyPenélope Cruz, todos os grandes cineastas e estrelas estão imortalizadas aqui.  Cada retrato é acompanhado por um pequeno texto  escrito por Serge Toubiana, diretor da Cinemateca Francesa.







Assista aos vídeos:

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Stephen King: A Biografia (Lisa Rogak)




























Clique aqui e
leia trechos de sua obra











Assista ao vídeo:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Todo Aquele Jazz (Geoff Dyer)




























Assista ao vídeo:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bosch (Walter Bosing)













Jeroen van Aeken, cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch, foi um pintor e gravador holandês dos séculos XV e XVI. Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo. Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer influenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente. Bosch pertence ao período do Renascimento simplesmente porque nasceu e trabalhou nesse período, mas foi um pintor fora de seu tempo. Nasceu por volta de 1450 no sul da Holanda. Foi perseguido pela Inquisição sob acusação de pertencer a uma das seitas que na época, se dedicavam às ciências ocultas, reunindo conhecimentos sobre alquimia e sonhos. Serviu-se de todas as técnicas de cor, luz e sombra do Renascimento, mas sua temática foi baseada na mente e comportamentos humanos. Sua pintura mergulhou na alma humana. Esses temas só foram abordados por outros pintores muito mais tarde, no início do século XX. Bosch criou uma série de composições, fantásticas e diabólicas em que apresentou, um tom satírico e moralizante, os pecados e os medos de cunho religioso da época, do homem da Idade Média. Muitas de suas obras são meio-humanas, meio-animais, demônios mesclados com figuras humanas num ambiente imaginário. Suas figuras representam o mal, as tentações, obras alegóricas de textos bíblicos, a cobiça do ser humano e suas conseqüências. Seu Universo era habitado por monstros, mulheres deformadas, massas delirantes e descontentes. A exuberância fantasiosa de Bosch fez com que os surrealistas aclamassem Bosch como um dos precursores do surrealismo. Há quem diga que Bosch era louco, com imagens do inconsciente altamente demoníaca. Nada disso, foi um mestre das tintas que só pintou o inconsciente humano, tal qual ainda é. Muitas de suas obras foram destruídas e queimadas por motivos religiosos, porém cerca de 40 obras genuínas ainda sobrevivem, mas poucas datadas, e não há como estabelecer uma cronologia precisa.















Assista ao vídeo:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...